segunda-feira, 4 de maio de 2009

Praia


Aproveitando o calor destes últimos 3 a 4 dias (esperemos que dure) e um acidente ocorrido recentemente na praia com uma visitante recorrente deste blog, vamos falar brevemente da sujidade das praias.

Não posso dizer que seja uma visitante assídua das praias portuguesas (nem internacionais. Bem, basicamente não vou muito à praia) mas quem gosta de visitar praias sujas?

Além do mais, há várias doenças "relacionadas com esta sujidade":

  • Gastrenterite é a doença que ocorre com mais freqüência como resultado da ingestão de águas poluídas por esgoto, sendo os sintomas os enjôos e vômitos, dores de barriga e dores de cabeça. Normalmente não chegam a representar muita gravidade;
  • Irritações e infecções podem ocorrer nos olhos, ouvidos, narizes e garganta como resultados da recreação em águas poluídas. Assim como as gastrenterites as infecções de outras partes do corpo em contato com a água podem ser de leve, moderada ou forte intensidade; levando a prejuízos temporários ou perenes destes órgãos.
  • Doenças mais graves como a cólera, a disenteria, a esquistossomose, a hepatite A e a febre tifóide podem ser adquiridas através do contato ou ingestão de águas poluídas.
  • O contato com algas tóxicas pode causar diversos tipos de doenças variando de doenças menos graves como irritações e alergias até problemas de saudade mais graves, afetando o sistema digestivo, causando seqüelas neurológicas e doenças respiratórias.
  • Apesar de ser menos comum, intoxicações com resíduos industriais tóxicos podem causar de pequenas dores de cabeça até a morte;

Bem, por agora não vou aprofundar mais este assunto. Como sempre sintam-se livres para comentar.

Ficam as melhores para a acidentada.

1 comentário:

A comentadora mais assidua e pontual deste blog(agora magoada):( disse...

Pois é neste último domingo dia 3 de maio sofri um acidente na praia não foi mesmo no areal mas foi devido á má manutenção dos passadiços de madeira sentei.me e ... magoei.me á séria. Portanto era bom que alguém se preocupa.se em manter as nossas praias limpas e SEGURAS acima de tudo porque fui eu que me magoei mas podia ter sido outra pessoa e podia-se ter magoado com muita mais gravidade.