quarta-feira, 22 de abril de 2009

Motores de busca ecológicos

Gente, porque não passar a usar Googles ecológicos?

ClimateGift
Para além de um motor de busca, o ClimateGift é também um portal de ecologia. A sua acção conta com o apoio de vários parceiros e a ajuda ao ambiente parte das receitas publicitárias angariadas nas buscas.
Sempre que alguém acede pela primeira vez à plataforma, são apresentados os nomes das organizações que podem beneficiar das doações e o utilizador tem apenas de escolher uma. Após a selecção, a ClimateGift doa 50 por cento das receitas a essa organização a cada trimestre.Esta página pode ser personalizada com vários conteúdos, desde que o utilizador esteja registado. Para fazer pesquisas não necessita de registo.Depois de mostrar alguns dos (muitos) motores de busca eco-friendly que pode encontrar online o Tek tem apenas uma sugestão para si "Go Green!", que é como que diz torne-se mais amigo do ambiente.

EcosearchAtravés deste motor de busca, os utilizadores conseguem dar o seu contributo da seguinte forma: por cada pesquisa está a "oferecer" uma folha, por cada dez mil folhas, o EcoSearch doa o dinheiro necessário para a plantação de uma árvore na Amazónia.

EcoWho
Este é um exemplo de um motor de busca que se dedica apenas às causas ambientais. Com mais de 3 milhões de páginas "verdes" indexadas, o EcoWho inclui ainda valor à sua oferta com a disponibilização de secções dedicadas às notícias na área da ecologia, um glossário, uma secção de blogs e outra de artigos.

Blackle
Suportado pelas tecnologias da Google, trata-se de um motor de busca alternativo criado por uma empresa chamada Heap Media e que se suporta nas bases da Google. Com fundo negro e uma caixa de pesquisa, esta plataforma acaba por ser mais eficiente em termos energético, já que permite poupar muitos watts de luz enquanto está a ser utilizada, pelo menos em PCs com ecrãs CRT.

Znout
A Google também está ligada a este. caracteriza-se por ser um motor de busca neutro no que toca a emissões de CO2. Não é que as pesquisas libertem dióxido de carbono… a questão é que todas as receitas em publicidade geradas a partir do Znout vão direitinhas para a compra de novos certificados em energias renováveis que acabam por equilibrar as manchas de carbono deixadas pelo motor de busca.

1 comentário:

Unknown disse...

Não usamos googles ecológicos, porque o google é o melhor motor de busca no mercado...
Mas tu é que sabes.